Vídeo

Aumento do salário mínimo e do complemento para idosos entre as medidas do Programa de Governo

No Programa do Governo está previsto, igualmente, baixar o IRS até ao 8º escalão, através da redução das taxas marginais entre 0,5% e 3%, mas a redução efetiva de cada escalão não é explicada no documento.

Loading...

O Governo promete aumentar o ordenado mínimo nacional para os mil euros até em 2028. Está também prevista a redução do IRS até ao 8º escalão. O Executivo afirma que o objetivo é fazer aumentar o valor líquido que os trabalhadores levam para casa no final do mês, e por isso, propõe baixar a carga fiscal, com o foco nos jovens e na classe média.

No Programa do Governo está previsto baixar o IRS até ao 8º escalão, através da redução das taxas marginais entre 0,5% e 3%, mas a redução efetiva de cada escalão não é explicada no documento.

De qualquer das formas, se receber até 2.529 euros por mês será abrangido por esta redução.

Os jovens até aos 35 anos terão uma taxa máxima de retenção de 15%, à exceção de quem tem ordenados superiores a 20 mil euros por mês

Subida do salário mínimo

O Governo propõe também um salário mínimo para 1000 euros em 2028. De notar que o salário mínimo atual é de 820 euros.

O documento refere também o objetivo de aumentar o salário médio para 1750 euros em 2030, ainda que este esteja dependente da produtividade e do diálogo com as empresas.

Isenção de impostos em prémios de produtividade

O Governo promete também isenção de impostos até 6% da remuneração base anual do trabalhador, em prémios de produtividade.

Este é, no entender do Executivo, um incentivo ao pagamento de um 15.º mês.

Complemento Solidário para Idosos (CSI)

O Programa do Governo tem como objetivo, em 2028 os reformados em situações de maior fragilidade possam ter um valor de referência de Complemento Solidário para Idosos garantido de 820 euros.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do