Vídeo

Análise

Programa de Governo em debate: "O PS tem interesse em criar uma crise política? Não me parece"

O comentador afirma nos próximos dias “vamos observar como o debate vai ser muito marcante” na esfera política portuguesa.

Loading...

Em análise no Expresso da Manhã, na SIC Notícias, o comentador da SIC Paulo Baldeia analisa o Programa do Governo, que vai ser debatido esta quarta-feira pelo novo Executivo. Para o comentador, esta é uma fase decisiva na política portuguesa, e que a aprovação do Orçamento de Estado “vai depender muito do momento em que lá chegarmos”.

O secretário-geral do PCP voltou a manifestar, a semana passada, vontade em apresentar uma moção de rejeição ao Programa do Governo e afirmou que o partido não vai facilitar a vida ao Executivo.

"Vamos ver como o Partido Socialista, cumprindo aquilo que prometeu, não vai votar esta moção de rejeição, o que significa que à partida esta moção de rejeição está chumbada e o Governo vai governar com aquele Programa de Governo", afirma Paulo Baldeia.

O comentador afirma nos próximos dias “vamos observar como o debate vai ser muito marcante” na esfera política portuguesa.

“O PS está encostado às cordas, muito pressionado, para dizer que tem disponibilidade para viabilizar o Orçamento de Estado (OE) mediante alguma negociação”, explica.

Paulo Baldaia recordou as palavras do novo ministro Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, que em entrevista à SIC Notícias na sexta-feira disse que nada é inegociável para o Governo.

“Isso obriga o Partido Socialista a estar disponível, porque uma coisa é aprovar um OE que reflete um Programa com o qual o PS não está de acordo, outra coisa é aprovar um OE que possa ser negociado e possa reter o choque fiscal com que o PS é contra”, acrescenta o comentador.

Acrescenta ainda: “Parece-me evidente que no momento em que o OE venha a ser discutido, vai depender muito do momento em que lá chegarmos.”

“Se imaginarmos, por absurdo, que o PS fica em terceiro nas [eleições] europeias - as sondagens mostram que está em queda, que está à volta dos 20% - alguém imagina que o PS tenha interesse em criar uma crise política, que possa levar a eleições antecipadas? Não me parece, portanto tem de arranjar maneira de aprovar [o OE]”, afirma Paulo Baldaia.

O comentador acrescenta que o partido Chega não deverá manter o terceiro lugar nas Eleições Europeias, a semelhança dos resultados obtidos nas Eleições Legislativas.

“Isso significa que, não repetindo o terceiro lugar nas europeias, que tenha um segundo ou mesmo que ganhe essas eleições. E, se esse resultado se confirmar, isso vai mudar toda a dinâmica que estamos a ver entre PS e PSD”, conclui.

O Conselho de Ministros vai reunir-se na quarta-feira de manhã para aprovar o Programa do Governo, tal como anunciou o primeiro-ministro. Luís Montenegro referiu ainda que, no encontro informal do passado sábado em Óbidos, esse trabalho ficou já "muito adiantado".

O Programa do XXIV Governo Constitucional será debatido na Assembleia da República entre quinta e sexta-feira.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do