Saúde e Bem-estar

Cirurgia inovadora em Portugal trata recém-nascidos com esófago incompleto

Liam esteve para ser transferido para um hospital na Alemanha, até que os pais souberam da técnica desenvolvida no Hospital de Braga, em conjunto com a Escola de Medicina da Universidade do Minho.

Loading...

O Hospital de Braga desenvolveu uma técnica cirúrgica para tratar recém-nascidos com o esófago incompleto. É uma condição rara e em que a alternativa de tratamento seria uma cirurgia invasiva.

O diagnóstico foi feito durante a gravidez, estava a família de Liam a viver em Londres. O bebé não estava a desenvolver corretamente o esófago, o tubo que leva os alimentos para o estômago.

Já em Lisboa, onde o bebé nasceu, os pais procuraram outros centros onde se poderia evitar uma cirurgia de peito aberto.

Liam esteve para ser transferido para um hospital na Alemanha, até que souberam da técnica desenvolvida no Hospital de Braga, em conjunto com a Escola de Medicina da Universidade do Minho.

Desde 2011, foram realizados 50 procedimentos, mas com este nível de gravidade foi o 10º caso.

Agora, com três meses e meio, Liam já consegue beber leite. Embora sem previsão de alta, está a recuperar sem qualquer complicação.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do