Repórteres do Mundo

Quanto ganha o Facebook com anúncios fraudulentos que usam a cara e o nome de famosos?

Uma empresa que faz verificação de posts nas redes sociais, na Dinamarca, calcula que nove mil anúncios falsos renderam ao Facebook mais de 500 mil euros em receitas publicitárias. A Meta é acusada de não resolver um problema que disparou nos últimos meses.

Loading...

Os nove mil anúncios fraudulentos usaram a cara de uma conhecida jornalista dinamarquesa e não foram retirados, apesar dos vários pedidos.

Divta Das, da TV2, e o marido, apresentador da televisão na DR, foram alvo de assédio intenso durante muito tempo, devido a anúncios do Facebook que tentavam levar as pessoas a depositar dinheiro em investimentos falsos.

“Tornou-se cada vez mais selvagem, cada vez mais grosseiro, cada vez mais transgressivo”.

A Tjekdet, empresa que verifica factos, encontrou nove mil anúncios no Facebook que abusam do nome e do rosto de Divta Das. A empresa calcula que podem ter rendido ao Facebook 500 mil euros em publicidade.

O problema é internacional e o número de vítimas disparou nos últimos meses.

“Penso que o pior de tudo é que a Meta não parece estar a fazer nada a este respeito”, diz Divta Das à TV2.

A TV2 e a DR denunciaram o caso à polícia por considerarem que a reação da Meta é quase inexistente, uma vez que não respondeu aos pedidos de esclarecimento da TV2. No entanto, a Meta já tinha enviado um e-mail à Tjekdet.

“Se pudéssemos eliminar a fraude completa e imediatamente, gostaríamos de o fazer, mas é mais dificil do que se pensa mesmo para grandes plataformas como a nossa”.


Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do