Reportagem Especial

"Um país de cidades": sossego do campo ou agitação da cidade?

Viver numa cidade do interior, pode ser mais caro e mais agitado, mas viver no calmo mundo rural, nem sempre é fácil. Há menos oferta disponível de casas prontas a habitar e submeter projetos pode ser um quebra cabeças. Por outro lado, o ar puro do campo afasta o jovens das oportunidades e das relações humanas.

Loading...

Nos últimos anos, várias cidades do interior viram crescer o número de habitantes, apesar da desertificação continuar a ser uma tendência. Comprar casa é mais caro, a vida é mais agitada, mas a cidade continua a ser preferida face à vida nas aldeias.

A discussão entre a cidade e o campo é antiga. As vantagens e desvantagens, ou o melhor e o pior, são base para muitos argumentos. No interior, as estatísticas mostram que a azafama urbana leva vantagem perante a pacatez do mundo rural. Difícil é na hora de escolher onde morar.

Raquel e Bruno fazem parte da estatística de quem trocou de casa nos últimos anos. Mas ao contrário da maioria, fizeram o percurso inverso. Venderam um apartamento na cidade da Guarda e compraram uma moradia na aldeia Casal de Cinza, já dentro do mundo rural.

“Um país de cidades” é a Reportagem Especial deste sábado.
Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do