Pretérito Imperfeito

O Jardim do Império: oiça aqui o terceiro episódio de 'Pretérito Imperfeito'

Ainda se lembra da polémica sobre os buxos de jardim que desenhavam os brasões das antigas colónias portuguesas no antigo jardim da Praça do Império, frente aos Jerónimos? Em fevereiro de 2023 foram inaugurados na sua nova versão em pedra de calçada numa cerimónia com pompa e circunstância. O que falta a Portugal para começar a falar a sério sobre os seus símbolos coloniais? Oiça aqui ‘Pretérito Imperfeito’, o primeiro podcast narrativo da SIC Notícias sobre os Descobrimentos à luz do século XXI

A 24 de fevereiro de 2023 foi inaugurado, com alguma pompa, porque na circunstância estiveram presentes o Presidente da República e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o renovado jardim da Praça do Império, em Belém. Os controversos buxos de jardim que desenhavam os brasões das antigas colónias portuguesas foram substituídos por pedra de calçada. Tornaram-se perenes, 62 anos após terem sido esculpidos pelos ditos jardineiros e na altura -1961- em que começava a guerra colonial.

No século XXI persistem os símbolos coloniais, mas o que tem o país para contar sobre o seu passado esclavagista?

As façanhas dos navegadores portugueses ganharam um travo a culpa e ressentimento que não era evidente nas comemorações dos 500 anos da viagem de Pedro Álvares Cabral, nem nos festejos dos 500 anos da viagem de Vasco da Gama até à Índia. Portugal, pioneiro das aventuras oceânicas, terá para sempre de conviver com outro Portugal, o do pioneirismo no comércio escravo transatlântico.

Como se harmoniza, na atualidade, a culpa e o orgulho num país que dando mundos ao mundo, mudou esses mundos à força?

Pretérito Imperfeito é um podcast narrativo, de quatro episódios, da jornalista da SIC Amélia Moura Ramos. Estreia a 7 de agosto.

Episódios
Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do