País

Marcelo defende que Portugal "deve pagar" pela escravatura e era colonial

O Presidente da República entende que reconhecer o passado e assumir a responsabilidade é mais importante do que pedir desculpa pelos atos cometidos durante a era colonial. O Brasil já reagiu.

Loading...

Marcelo Rebelo de Sousa reconheceu que Portugal é responsável pelos crimes cometidos durante o período de escravatura transatlântica e a era colonial e que, por isso, deve pagar reparações.

Durante um evento que juntou vários correspondentes estrangeiros em Lisboa, na terça-feira, o Presidente da República afirmou, citado pela agência Reuters, que o país "assume toda a responsabilidade" pelos erros cometidos no passado, que, segundo o próprio, "tiveram custos" que devem ser agora pagos por Portugal.

"Há ações que não foram punidas e os responsáveis não foram presos? Há bens que foram saqueados e não foram devolvidos? Vamos ver como é que podemos reparar isto", disse o chefe de Estado.

E já há reações do Brasil às palavras do Presidente da República. A ministra brasileira da Igualdade Racial diz que já há "uma equipa em contacto com o Governo português para dialogar" sobre como Portugal poderá pagar os custos da colonização.

Em entrevista ao site G1, da Globo, Anielle Franco considera que a declaração de Marcelo Rebelo de Sousa representa um "salto do debate e da importância do assunto".

Mas também defende que "a declaração precisa ser seguida de ações concretas como o próprio presidente parece estar ali se comprometendo a fazer."

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do