País

Queixas contra apoios à habitação aumentam 600% no início do ano

Em causa estão os consecutivos atrasos na ajuda estatal, para quem não consegue pagar a renda da sua habitação.

Loading...

As reclamações contra o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) dispararam no início deste ano. A demora na entrega de casas e no pagamento das rendas são as principais falhas apontadas no Portal da Queixa.

Foram mais de 100 as queixas apresentadas no portal até ao dia 15 de abril contra o IHRU.

Em causa estão os consecutivos atrasos na ajuda estatal, para quem não consegue pagar a renda da sua habitação.

“Estamos falar a aumento 600%, só no primeiro trimestre de 2024, que tem vindo a mostrar uma tendência desde maio ano passado. E por essa razão, a pressão nos organismos tem criado dificuldade para dar resposta”, refere o fundador do Portal da Queixa, Pedro Lourenço.

A liderar o número de queixas está a Porta 65 Jovem, o programa de apoio ao arrendamento que soma 34,4% das reclamações. Logo a seguir o Apoio à Renda com 32% das queixas dirigidas ao IHRU.

"Tem havido atraso substancial pagamento apoios e no acesso à informação forma como o subsídios são elegíveis ou não para portugueses", acrescenta.

Segundo os responsáveis pelo Portal da Queixa, o IHRU mostrou-se já disponível, para tentar encontrar uma resposta que permita resolver este problema nos apoios à habitação com maior rapidez.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do