Economia

Habitação: taxa de juro cai pelo segundo mês consecutivo

A taxa de juro no conjunto de contratos de crédito à habitação voltou a diminuir em março, ainda que de forma ligeira. Para Mário Centeno, podemos contar com uma descida das taxas do Banco Central Europeu já no mês de junho.

Loading...

Depois de em fevereiro as taxas de juro dos contratos de crédito à habitação terem descido pela primeira vez desde 2022, no mês de março voltaram a baixar. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa fixou-se nos 4,641% em fevereiro e agora, em março, ficou nos 4,613%.

Se falarmos dos contratos fechados há três meses a taxa diminuiu pelo quinto mês consecutivo de 4,197% para 4,000%.

Já a prestação média dos créditos fixou-se em 403 euros, o mesmo valor de fevereiro. O capital médio em dívida passa para 65.391 euros.

"Precisamos de olhar em frente"

Em entrevista à CNBC, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, antecipou a decisão da próxima reunião do Banco Central Europeu, marcada para 6 de junho.

"Precisamos de olhar em frente e tomar uma decisão mês a mês sobre qual a taxa de juro a aplicar, mas está na altura de mudar este ciclo".

Centeno antecipa vários cortes ao longo do ano mas, por outro lado, a presidente do Banco Central Europeu, Cristine Lagarde, continua a mostrar-se cautelosa.

Para Lagarde, um corte em junho não significa que haverá outros ao longo do ano, posição defendida também por Luis de Guindos, o vice-presidente do BCE

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do