País

Falta de professores duplicou em apenas um ano

As maiores faltas sentem-se no 1º ciclo e no secundário às disciplinas Português, Matemática, Francês e Inglês. Quinta e sexta-feira, os sindicatos vão reunir com o ministro da Educação. O tema central será a recuperação integral do tempo de serviço.

Loading...

A falta de professores duplicou em apenas um ano. No terceiro período, há mais de 32 mil alunos sem professor a pelo menos uma disciplina.

O terceiro período é o último do ano escolar. Já começou. Este ano há 32.525 alunos sem professor a pelo menos uma disciplina. No ano passado pela mesma altura, eram cerca de 13 mil.

A Fenprof fez as contas, tendo em conta os 419 horários por preencher em oferta de escola, mas no Parlamento o ministro confirmou esta grandeza de números.

A maioria das vagas são na região de Lisboa, Setúbal e Faro. As maiores faltas sentem-se no 1º ciclo e no secundário às disciplinas Português, Matemática, Francês e Inglês.

O programa do Governo prevê um plano de emergência para atrair professores, que passa pela revisão dos índices salariais.

A Fenprof quer mais. Na Assembleia da República, entregou quatro petições sobre carreira, condições de trabalho, combate à precariedade e aposentação para colocar no centro do debate parlamentar a profissão.

Quinta e sexta-feira, os sindicatos vão reunir com o ministro da Educação. O tema central será a recuperação integral do tempo de serviço.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do