País

SNS gastou mais de 600 milhões com horas extraordinárias e tarefeiros

Os profissionais de saúde realizaram em 2023 quase mais 17 milhões de horas extraordinárias.

Loading...

O número de horas extra de profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) baixou em 2023 mas o trabalho suplementar efetuado por prestadores de serviço aumentou.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) gastou 666 milhões e 200 mil euros com as horas extraordinárias de médicos, enfermeiros e outros profissionais. Este foi o valor mais alto desde 2019, período pré-pandemia nesse ano a despesa foi de 405 milhões de euros.

Os profissionais de saúde realizaram em 2023 quase mais 17 milhões de horas extraordinárias. Os médicos fizeram cerca de 7 milhões de horas extra, os enfermeiros 4 milhões e 900 mil e os restantes profissionais fizeram cerca de 5 milhões de horas extra.

No caso dos profissionais do SNS, o número de horas suplementares verificou assim uma diminuição. No entanto, as horas extraordinários realizadas por tarefeiros sofreram um aumento.

É de salientar ainda que o regime de dedicação plena entrou em vigor no início do ano.

Nos primeiros dois meses de 2024, a Administração Central do Sistema de Saúde garante que já se registou uma diminuição do recurso ao trabalho extraordinário.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do