Mundo

Correspondente SIC

Visita de Jens Stoltenberg à Ucrânia "foi recebida com alguma curiosidade"

A correspondente da SIC em Kiev, Iryna Shev, relata que os ucranianos não acreditam que o país irá integrar a NATO antes do final do conflito com a Rússia.

Loading...

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, fez uma visita surpresa a Kiev, na terça-feira, para discutir com Volodymyr Zelensky a criação de um fundo de 100.000 milhões de euros de ajuda militar à Ucrânia, que enfrenta um momento difícil no terreno de batalha, tal como refere a correspondente da SIC, Iryna Shev.

Em Kiev, a correspondente da SIC no país invadido pela Rússia revela que a notícia da visita do secretário-geral da Aliança "foi recebida com alguma curiosidade para se saber o que vai anunciar", numa altura em que os ucranianos "não têm muita esperança" de integrarem a NATO antes do fim da guerra com a Rússia.

O chefe de Estado ucraniano defendeu, esta terça-feira, justamente essa ideia. Zelensky acredita que não existem vozes suficientes dentro dos países da NATO para permitirem uma entrada da Ucrânia antes do final do conflito. Ainda assim, voltou a agradecer ao Ocidente pela ajuda que tem prestado a Kiev ao longo dos últimos dois anos.

Iryna Shev lembra que Jens Stoltenberg lamentou, na terça-feira, que os países europeus não tenham cumprido as promessas de apoio militar a Kiev, o que conduziu a sérias consequências no campo de batalha

A correspondente nota que a situação no terreno não tem sorrido aos ucranianos nos últimos tempos. Só na semana passada, as forças russas conquistaram “cerca de meia dúzia” de povoações ucranianas, numa altura em que a Rússia continua a ter mais meios militares do que o país vizinho.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do