Mundo

Estados Unidos intercetam 5 drones no Mar Vermelho

As forças armadas dos Estados Unidos garantem que os aparelhos representavam uma ameaça iminente para os Estados Unidos e para os navios da região.

Estados Unidos intercetam 5 drones no Mar Vermelho
YAHYA ARHAB

Os Estados Unidos intercetaram cinco drones não tripulados no Mar Vermelho, adianta a agência de notícias Reuters.

As forças armadas norte-americanas garantem que os aparelhos representavam uma "ameaça iminente" para os Estados Unidos e para os navios da região.

Não foi confirmado se os drones foram destruídos.

Para já, não se sabem mais informações.

O Mar Vermelho é uma estratégica via marítima. Os rebeldes do Iémen, apoiados pelo Irão, têm atacado navios comerciais desde 19 de novembro, em apoio aos palestinianos na faixa de Gaza, para prejudicar Israel com ações que causam graves perturbações no Mar Vermelho, por onde transita cerca de 15% do comércio marítimo mundial.

Nos últimos dias, os rebeldes do Houthis xiitas têm intensificado (de novo) os ataques a embarcações no local, após várias semanas de inatividade e num momento de tensão máxima no Médio Oriente.

Um ataque com dois mísseis provocou danos numa embarcação no Mar Vermelho, a cerca de 14 milhas náuticas (26 quilómetros) a sudoeste de Al Mukha, no Iémen. Dois dias antes, os Houthis tinham assumido a responsabilidade por várias ações contra cargueiros comerciais no Mar Vermelho, navios de guerra norte-americanos e também contra a cidade de Eilat, no sul de Israel.

Artigo atualizado pela última vez às 07:27.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do