Mundo

Grécia fez "disparo de canhão" contra drones houthis no Mar Vermelho

A Grécia participa na coligação militar internacional no Mar Vermelho que tem como objetivo evitar os ataques dos rebeldes houthis do Iémen a navios mercantes. Uma fragata da Marinha de Guerra do país disparou, esta quarta-feira, contra dois drones houthis.

Grécia fez "disparo de canhão" contra drones houthis no Mar Vermelho
NurPhoto

Uma fragata da Marinha de Guerra da Grécia que participa na missão de proteção à navegação no Mar Vermelho fez "um disparo de canhão" contra dois drones houthis, disse esta quarta-feira o Ministério da Defesa de Atenas.

"A fragata 'Hydra', no quadro da missão [europeia] Aspides, fez um disparo de canhão contra dois aparelhos aéreos não tripulados ('drones') enquanto protegia um navio da Marinha Mercante", indica o breve comunicado oficial grego.

Atenas não forneceu mais detalhes sobre o incidente sendo que posteriormente a fragata continuou a missão "normalmente".

Trata-se da primeira vez, desde que a fragata foi enviada no mês passado, que Atenas anuncia que disparou contra drones no Mar Vermelho.

A Grécia participa na coligação militar internacional no Mar Vermelho para evitar ataques a navios mercantes por parte dos rebeldes houthis do Iémen.

Enquanto país líder no transporte marítimo de mercadorias, a Grécia tem um "interesse fundamental" em lidar com uma "ameaça de grande escala" ao transporte marítimo global, afirmou o Ministro da Defesa, Nikos Dendias, em dezembro do ano passado.

Nos últimos meses, as forças que controlam o Iémen lançaram uma série de ataques com drones e mísseis contra navios no Mar Vermelho, em resposta aos bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza.

Os Estados Unidos criaram, em dezembro de 2023, uma força multinacional de proteção marítima no Mar Vermelho, denominada Prosperity Guardian, enquanto a União Europeia lançou, em fevereiro, uma missão semelhante, denominada Aspides, com uma duração prevista de um ano.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do