Mundo

EUA travam mísseis e drones houthis no Mar Vermelho

O líder dos houthis, Abdelmalek al-Huthi, afirmou num discurso transmitido em Sana na quinta-feira que os insurgentes iemenitas vão continuar os ataques no Mar Vermelho.

Combatentes Houthi recém recrutados numa cerimónia no final do treino em Sanaa, 11 de janeiro de 2024
Combatentes Houthi recém recrutados numa cerimónia no final do treino em Sanaa, 11 de janeiro de 2024
KHALED ABDULLAH / REUTERS

Os Estados Unidos anunciaram esta sexta-feira que a Marinha de Guerra atacou e abateu "em legítima defesa" quatro mísseis e vários drones dos houthis do Iémen no sul do Mar Vermelho.

"Estas ações foram levadas a cabo para proteger a liberdade de navegação e tornar as águas internacionais mais seguras para a Marinha de Guerra dos Estados Unidos e para os navios da Marinha Mercante" no Mar Vermelho, uma via estratégica para o comércio internacional, informa o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM).

O líder dos houthis, Abdelmalek al-Huthi, afirmou num discurso transmitido em Sana na quinta-feira que os insurgentes iemenitas vão continuar os ataques "contra Israel, bem como contra navios israelitas, norte-americanos e britânicos e navios ligados a esses países", no Mar Vermelho.

Os houthis iniciaram os ataques em novembro do ano passado, em retaliação à intervenção militar de Israel na Faixa de Gaza. Os ataques intensificaram-se nas últimas semanas.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do