Programa Promove: valorizar o interior do país

Estão a decorrer - até 23 de janeiro - as candidaturas do Programa Promove, destinado a dinamizar e contribuir para o desenvolvimento sustentável em regiões do Interior de Portugal.

Em quatro edições, o Programa Promove, que resulta de uma parceria entre a Fundação “la Caixa” e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, já apoiou 46 projetos e 22 ideias inovadoras, num valor total de 7,6 milhões de euros.

Um dos projetos-piloto distinguidos este ano prevê a criação de um Museu do Futuro das Aldeias de Montanha.

Promovido pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), tem em vista a valorização do património material e imaterial da região Centro – Guarda.

Este projeto consiste na criação de um museu digital de experiência imersiva e multimédia das aldeias de montanha da Serra da Estrela. Inicia-se com Cabeça, Videmonte e Alvoco das Várzeas, prevendo-se o seu alargamento a outras aldeias de Montanha e a sua possível futura replicação transfronteiriça.


Loading...

A edição de 2023 apoia três tipos de iniciativas: projetos-piloto inovadores; projetos de Investigação e Desenvolvimento mobilizadores e ideias com potencial para se tornarem projetos-piloto inovadores.