Os parceiros do Janela de Esperança

A SIC Esperança é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de utilidade pública, transversal a todas as empresas do grupo Impresa, cujo principal objetivo é o de sensibilizar a sociedade civil para os problemas sociais existentes em Portugal, trabalhando em parceria com empresas e Instituições no desenvolvimento de projetos de cariz social, com vista a contribuir para a minimização desses problemas.

Enquanto braço da responsabilidade social de um grupo de comunicação social, a SIC Esperança tem como objetivo construir uma sociedade mais justa e menos desigual e envolver o maior número de pessoas nessa dinâmica. Na execução desse desiderato, a SIC Esperança procura tratar os temas sociais de forma positiva, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das pessoas visadas e otimizando os recursos disponíveis do grupo.

Em 17 anos de existência a SIC Esperança trabalhou com 3.396 IPSS, apoiou 534 projetos, trabalhou em parceria com 396 empresas, angariou 10.143.224,93€ e beneficiou mais de 570.000 pessoas.


A Fundação Calouste Gulbenkian foi criada em 1956 por testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian, filantropo de origem Arménia que viveu em Lisboa entre 1942 e 1955.

A Fundação é portuguesa, perpétua e tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação, desenvolvendo as suas atividades a partir da sua sede em Lisboa e das delegações em Paris e em Londres, e tendo também intervenção, através de apoios concedidos desde Portugal, nos PALOP e Timor-Leste, bem como nos países com Comunidades Arménias.

A Fundação desenvolve a sua atividade através da atribuição de apoios, da realização de eventos, da promoção de estudos e outras publicações e da realização de atividades ou projetos próprios.

A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank. Em 2020, destinou 26 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica. A Fundação mantém o seu compromisso de alcançar um investimento de até 50 milhões de euros anuais.

Um dos princípios de atuação da Fundação é promover uma sociedade melhor, com enfoque especial nos grupos mais vulneráveis. Dá especial atenção aos seus programas estratégicos na área da integração laboral de pessoas em risco de exclusão social, da atenção aos idosos, do apoio às crianças e jovens em risco e da assistência às pessoas com doenças em estado avançado, promovendo ainda os Prémios de Solidariedade BPI Fundação “la Caixa”, em conjunto com o BPI. A Fundação “la Caixa” também atua na área da investigação na saúde e nas ciências sociais, e possui um prestigiado programa de bolsas de estudo. Em Portugal, incentiva ainda o desenvolvimento do interior do país através do programa Promove, nos eixos de gestão de recursos naturais, criação de polos de desenvolvimento e fixação de residentes. As atividades de divulgação cultural são também uma das grandes prioridades da Fundação “la Caixa”, quer através de produções próprias que circulam por Portugal e Espanha, quer pela via de colaborações com uma vasta rede de museus e entidades culturais de referência, nacionais e internacionais. Mais de 115 anos após a sua criação, a Fundação “la Caixa” representa hoje um modelo único de compromisso social e é primeira fundação de Espanha e a maior da União Europeia.