Abriram as candidaturas para o Programa Promove, que apoia o desenvolvimento do interior do país

Abriram as candidaturas para o Programa Promove, que apoia o desenvolvimento do interior do país

Já abriram as candidaturas para a edição de 2023 do Programa Promove, que apoia projetos piloto e ideias inovadores para o desenvolvimento sustentável de regiões do interior de Portugal.

Iniciativa da Fundação "la Caixa", em parceria com o BPI e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), este concurso aceita candidaturas até ao próximo 24 de janeiro de 2023.

Os projetos deverão centrar-se na gestão de recursos naturais, criação de novos polos de desenvolvimento e atração de turistas e novos residentes.

No que respeita aos projetos I&D mobilizadores devem estar enquadrados em domínios estratégicos identificados pelo Governo português para o desenvolvimento do interior: águas termais, parques e reservas naturais, estudos sobre riscos biológicos e promoção de novas culturas e produtos naturais.

Nesta edição de 2023, mantém-se a parceria da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) iniciada em 2020, com o objetivo de promover projetos de I&D que contribuam para o desenvolvimento das regiões do interior do país. Esta participação tem em conta o conhecimento e a inovação, de forma a valorizar os recursos e competências locais, bem como reforçar os recursos humanos qualificados.

Em quatro edições, o Programa Promove já apoiou 46 projetos e 22 ideias inovadoras, num valor total de perto de 7,6 milhões de euros.