Candidaturas abertas para as bolsas "Novos Talentos" da Gulbenkian

Candidaturas abertas para as bolsas "Novos Talentos" da Gulbenkian

Estão abertas até 22 de setembro as candidaturas para as Bolsas Gulbenkian “Novos Talentos” destinadas a estudantes universitários com média igual ou superior a 17 valores.

O objetivo destas bolsas atribuídas pela Fundação Gulbenkian é ajudar a promover o talento desses alunos e o seu interesse pela investigação.

Para se candidatarem, os têm de estar inscritos no ano letivo 2022-2023, no 2.º, 3.º ou 4.º ano de cursos de licenciatura ou de mestrado integrado ou no 1.º ano de cursos de mestrado, numa instituição de ensino superior portuguesa. Além disso, a média das classificações das disciplinas realizadas no ensino superior, até ao momento da candidatura, tem de ser igual ou superior a 17 valores.

Este ano, as áreas apoiadas são as de Biologia, Física, Matemática, Química, Humanidades e Ciências Sociais.

O valor da cada bolsa anual é calculado da seguinte forma: Apoio no valor 1000 euros para a continuação dos estudos, prevendo o pagamento de propinas, bem como o estímulo à investigação; Apoio de 1500 euros para atividades de enriquecimento de talento como cursos de formação avançada ou participação em conferências e escolas de verão; estágios, cursos de línguas, aquisição de livros e material de laboratório, entre outros; Apoio até 3000 euros para candidatos que apresentem um valor anual de rendimento per capita do agregado familiar inferior a 12 000 euros. Neste caso, os candidatos têm obrigatoriamente de apresentar comprovativo de candidatura à bolsa de ação social da Direção Geral do Ensino Superior no ano letivo 2022-2023.

A candidatura é feita através da submissão de um formulário online, no website.

A cada candidato aceite é atribuído um mentor da Rede de Bolseiros, além de sessões de networking com novos e antigos bolseiros Gulbenkian com os quais poderão trocar ideias e experiências.