Desta forma, pretende-se contribuir para a transformação do setor social em Portugal, através de programas de investigação e desenvolvimento com organizações sociais portuguesas.
Apresentado pela “Associação Tempos Brilhantes”, o MAPIE, baseado na Inteligência Artificial e dirigido a crianças dos 2.º e 3.º ciclos de escolaridade, permite o cruzamento de informações e a monitorização dos indicadores de risco, de forma a gerar alertas precoces.
Dados do Ministério da Educação indicam que, em 2020, Portugal investiu 10 milhões de euros em educação e que em 2018/2019, ficaram retidos cerca de 7% dos alunos do ensino básico e secundário. O custo associado à taxa de retenção em 2018, segundo uma estimativa do Data Science Knowledge Center (NOVA SBE DSKC) ultrapassava os 249 milhões de euros.
Nesse ano, em setembro, o MAPIE foi implementado em cerca de 85 Agrupamentos Escolares. Uma equipa da NOVA SBE Data Science Knowledge Center (NOVA SBE DSKC) desenvolveu com a Associação Tempos Brilhantes um modelo de inteligência artificial, utilizando os dados de alunos do 2.º e 3.º ciclos de escolaridade de 30 agrupamentos escolares
portugueses, entre 1997 e 2020. Foram analisados elementos demográficos e relativos ao percurso escolar desses alunos, assim como dos agrupamentos escolares, tendo sido possível identificar cerca de metade dos alunos que ficariam retidos até ao 9º ano.
A identificação precoce destas crianças em risco contribuirá, de forma importante, para a adoção de medidas mais adequadas de prevenção do insucesso escolar.