Aprender num autocarro que percorre o país

Aprender num autocarro que percorre o país

É possível aprender ciência, tecnologia, engenharia, arte ou matemática, dentro de um autocarro? É. Há um autocarro que percorre o país para desafiar a criatividade das crianças, possibilitando-lhes novas experiências em diferentes áreas do conhecimento.

Trata-se do Creactivity, projeto itinerante e educativo da Fundação “la Caixa” e do BPI. Hoje, 25 de maio, estará no Seixal, estacionando depois na Quinta do Conde, de 26 a 27 e no Barreiro de 30 de maio a 3 de junho.

Os pequenos visitantes deste autocarro têm uma agradável experiência à sua espera. O espaço interior, equipado com bancos, mesas de trabalho e diversos tipos de materiais, está dividido em várias áreas onde é possível desenvolver diferentes competências: a área da Mecânica, com espaços para engrenagens, mecanismos, berlindes e máquinas de pinball; a área Eólica, com tubos de vento; a área da Eletricidade; e a área da Luz, com o sistema de "stop motion".

Desde 2019 que o Creactivity, vem percorrendo o território português, proporcionando aos jovens e crianças de várias regiões, uma série de atividades educativas.

Explorar e criar novas ideias

Utilizando e explorando materiais do quotidiano e diversas ferramentas, os mais novos, em idade escolar, participam em workshops de diferentes atividades, dando forma às suas próprias ideias. Desta forma, crianças e jovens trabalham também outras competências mais transversais, como hábitos de aprendizagem cooperativos, autoconhecimento para a aprendizagem e a criação e realização de projetos.

Nestas sessões, um monitor orienta as crianças nas atividades, para as quais também são convidados adultos acompanhantes, sejam professores ou familiares.

O autocarro transformado em unidade móvel é totalmente adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, facilitando tanto o acesso como a participação nas diversas experiências.

O projeto Creactivity inspira-se no movimento de aprendizagem Tinkering Exploratorium, que combina tecnologias digitais e físicas para o design criativo e a construção e personalização de objetos com um objetivo lúdico e utilitário.
A criatividade e o desenho são assim colocados num plano central, em que os jogos visam resolver problemas de forma improvisada, preparando as crianças e os jovens para enfrentar novos desafios de forma criativa.

O Creactivity insere-se no programa EduCaixa, que engloba toda a oferta educacional da Fundação ”la Caixa”, cujo objetivo é fomentar e promover a transformação da educação para responder às necessidades da sociedade do século XXI.

O EduCaixa destina-se a alunos e professores do ensino primário e básico, ensino secundário e ciclos de formação de grau médio. O seu principal objetivo consiste em promover o desenvolvimento de competências dos alunos e oferecer à comunidade educativa recursos, atividades e práticas educacionais que cumpram esse objetivo.