Eleições Legislativas

Debate entre BE e AD: quem é que sabe salvar o SNS?

A TVI foi anfitriã de um frente a frente entre dois líderes partidários com ideias muito diferentes. Entre o Estado e o setor privado existe um campo de batalha onde está Mariana Mortágua e Luís Montenegro, a defender cada lado.

Loading...

O setor privado ou público na Saúde, a Habitação e os salários foram os tópicos principais - entre acusações de ambos os lados - no debate na TVI entre o Bloco de Esquerda e a Aliança Democrática, representada pelo PSD.

A respeito do SNS, Mariana Mortágua disse que defendia soluções enquanto o "PSD defende o agravamento de problemas", criticando o cheque de cirurgia que a AD apresentou, mas que, de acordo com a coordenadora do Bloco de Esquerda, só fez com que as filas de espera aumentassem.

Do lado de Luís Montenegro, o líder social-democrata lamentou que a sua "opositor" tenha tão pouca confiança no SNS. Acusa também o BE de apoiar um governo que enterrou o SNS.

Enquanto Mariana Mortágua acusava Montenegro de não fazer "a mínima ideia como se resolve o problema da Saúde"

Luís Montenegro respondeu: "A Mariana foi corresponsável pela pior performance do SNS que há registo".

As interrupções começaram a ser mais recorrentes, especialmente por parte do líder da coligação AD, mesmo não tendo tido autorização para tal da coordenadora do BE.

Outros temas debatidos foram a habitação, onde o BE defende o teto para as rendas, e o PSD quer atuar sobre a oferta, ao facilitar a vida aos investidores com menos castigos fiscais, e na procura para facilitar o acesso, nomeadamente aos jovens.

Por último, no salários, Mariana Mortágua aproveitou para criticar o PSD mais uma vez, a dizer que engana as pessoas ao dizer que diminuem o imposto, mas não aumentam o salário.

Montenegro criticou o BE a respeito dos altos impostos e a alta carga fiscal dos últimos anos e dizendo que se deve começar a dar folga à classe médica com baixa do IRS.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do