Economia

Descida do IRS: Luís Marques Mendes acusa o Governo de "amadorismo"

Na passada semana, Luís Montenegro anunciou uma descida de impostos de 1.500 milhões de euros no IRS, em 2024, um valor que é apenas 200 milhões de euros superior aos 1.300 milhões já em vigor, aprovados pelo Governo do PS.

Loading...

O comentador da SIC, Luís Marques Mendes, acusa o Governo de "amadorismo" sobre a polémica à volta da descida do IRS. No habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes atira também responsabilidades para a oposição.

No seu espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, no domingo, Luís Marques Mendes reconhece que "este episódio não correu bem ao Governo" e admite que, apesar de não ter mentido, Luís Montenegro "não foi claro" e que, por isso, "deixou gerar uma grande ambiguidade", algo que "o Governo nunca corrigiu".

"Ser claro era fazer o quê? Era chegar ali e dizer 'olhe o Governo anterior decidiu um alívio fiscal de 1,3 mil milhões e nós vamos somar a isto mais 200 milhões e, portanto, no final do ano o alívio será um pouco maior de 1,5 mil milhões de euros'", afirma o comentador.

Acrescenta ainda que mentir seria garantir que iria ser feito um alívio fiscal de 1,5 mil milhões de euros e depois vir a constatar-se que era, afinal, de 200 milhões. Do seu ponto de vista, esta "tamanha confusão" é explicada por "amadorismo do Governo".

Mas atira também que o PSD não é o único responsável por esta questão:

"Acho que há aqui também uma responsabilidade do principal partido da oposição, que tem de estar muito mais atento a estas matérias".

Na passada semana, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou no Parlamento uma descida de impostos de 1.500 milhões de euros no IRS em 2024, um valor que é apenas 200 milhões de euros superior aos 1.300 milhões já em vigor, aprovados pelo Governo anterior.

Esta declaração gerou controvérsia e vários partidos acusaram Montenegro de desonestidade por não ter sido claro inicialmente.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do