País

BE também acusa Governo de "embuste" e fala em promessas "a brincar"

A coordenadora do Bloco de Esquerda diz que a única promessa séria do Governo é a do IRC sobre os lucros das grandes empresas.

BE também acusa Governo de "embuste" e fala em promessas "a brincar"
HUGO DELGADO

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, reagiu na rede social X à polémica sobre a redução do IRS, ecoando as palavras do Partido Socialista.

"A descida do IRS é afinal um embuste. A única promessa que não era a brincar é a redução do IRC sobre os lucros das grandes empresas. Ao fim de uma semana, a imprensa já pede desculpa aos leitores por ter acreditado em Montenegro", lê-se numa publicação de Mariana Mortágua.

Isto depois de o ministro das Finanças ter esclarecido que os 1.500 milhões de euros de alívio no IRS referidos pelo primeiro-ministro esta quinta-feira, no início do debate do programa do Governo, não vão somar-se aos cerca de 1.300 milhões de euros de redução do IRS inscritos no Orçamento do Estado para 2024 e já em vigor, ou seja, a descida acabará por rondar os 200 milhões de euros.

Já esta sexta-feira o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, pediu explicações ao primeiro-ministro e acusou o Governo de estar a enganar os portugueses com um “embuste”.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do