Vídeo

"A minha vida é medida em eclipses": a mulher que corre atrás do fenómeno pelo mundo

A norte-americana Letícia Ferrer já viu 20 eclipses solares totais em todo o mundo em sete continentes e seis oceanos.

Loading...

O próximo eclipse solar total em 8 de abril está a gerar imenso entusiasmo entre os observadores de estrelas nos Estados Unidos. Entre eles está uma fanática por eclipses que foi atrás de 20 eclipses por todo o mundo.

Em 1991, Leticia Ferrer, uma mulher de 63 anos que mora no norte do Texas, viajou para o México para ver o seu primeiro eclipse solar total. Desde então, viajou por todos os sete continentes e seis oceanos para ver 20 eclipses solares totais – Ferrer não perdeu nenhum desde 1998. Ela é uma orgulhosa caçadora de eclipses - uma umbrófila.

“Estou viciada nessa sensação de… ser um com o universo e estar realmente presente e senti-lo. E depois, claro, há sempre o planeamento para o próximo. A minha vida é medida em eclipses.”

Leticia Ferrer tem um podcast sobre eclipses, chamado “Totality Talks”, e dá palestras em escolas. Reserva sempre dinheiro para despesas de viagens e tira sempre férias do seu trabalho em telecomunicações em alturas de eclipses solares totais.

Ao contrário de outros eclipses solares totais, Ferrer e seu marido Daniel Brookshier não precisarão de viajar muito para o evento de 8 de abril, porque a área de Dallas onde vivem está dentro do caminho da totalidade do eclipse, fenómeno que não acontece desde 1878.

Leticia conheceu o seu atual marido Daniel Brookshier, em 2011, no site de namoro eHarmony, onde deixou muito claro que a sua missão é a de ver todos os eclipses solares totais.

“Aqueles que não sabiam o que era diziam: ‘Sim, essa é doida’, aqueles que sabiam o que era e quanto custava desistiram. O Daniel foi quem me procurou online, viu os meus vídeos e disse que era muito fixe".

Brookshier perdeu apenas dois eclipses solares desde que conheceu Letícia: um durante a pandemia de COVID em 2020 devido ao seu diabetes tipo 1 e outro no Oceano Antártico porque não queria experimentar as ondas enormes. Brookshier disse que está ansioso pelo eclipse local desta segunda-feira.

“Acho que este será o primeiro eclipse em que não tivemos de apanhar pelo menos dois aviões para chegar, ou uma longa viagem e dois autocarros para chegar”, disse Brookshier.

Leticia Ferrer diz que espera chegar aos 103 anos para ver o seu 50º eclipse solar total.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do