Mundo

Esta segunda-feira há eclipse do Sol, mas apenas uma região de Portugal vai conseguir vê-lo

NASA vai transmitir imagens do momento esta tarde. Assista aqui em direto.

Esta segunda-feira há eclipse do Sol, mas apenas uma região de Portugal vai conseguir vê-lo
Mario Anzuoni/Reuters

A Lua vai cobrir o Sol esta segunda-feira, deixando algumas regiões completamente às escuras em pleno dia. O eclipse do Sol será visível de forma total em grande parte da América do Norte, mas em Portugal só os Açores conseguirão assistir ao fenómeno, e de forma parcial.

O eclipse pode ser visto parcialmente nos Açores, adianta o Observatório Astronómico de Santana, entre as 19h00 e as 20h00 (hora local). A revista National Geographic acrescenta que a ilha do Corvo, entre a Ponta dos Turçais e a Ponta do Baixio, será o local com mais visibilidade.

Para todos aqueles que não vão conseguir assistir ao vivo ao momento em que a Lua projeta a sua sombra sobre o planeta Terra, a NASA vai transmitir imagens em direto a partir das 18 horas (hora de Lisboa):

Já os habitantes dos Estados Unidos, Canadá e México têm lugar na fila da frente para assistir ao eclipse total.

A NASA vai aproveitar para estudar o efeito do eclipse na ionosfera, nomeadamente se pode causar perturbações nas telecomunicações, com o lançamento de três foguetões, antes, durante e após o auge do eclipse.

A agencia-espacial-norte americana lembra que, quer no caso do eclipse total quer para quem só pode ver o eclipse parcial, olhar diretamente para o Sol pode causar lesões graves. O fenómeno deve ser observado apenas com óculos especiais para o efeito.

Portugal continental só assistirá a um eclipse total do Sol no dia 12 de agosto de 2026.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do