Vídeo

Poncha da Madeira: produção de cana de açúcar é pouca para tanto consumo

O negócio da bebida típica da ilha da Madeira enfrenta, atualmente, dificuldades com o preço da aguardente, feita de cana de açúcar, a subir de 9 para 21 euros.

Loading...

Criada pelos pescadores de Câmara de Lobos, a poncha há muito que se transformou numa referência da cultura madeirense. Feita com aguardente de 50 graus e em vários sabores, ainda hoje em dia se diz que cura quase tudo.

A fama trouxe visitas importantes aos Filhos do Mar, do Presidente da República e até Cristiano Ronaldo, mas o negócio enfrenta problemas.

O preço da aguardente, feita de cana de açúcar, subiu de 9 para 21 euros.

O que era típico de Câmara de Lobos passou as fronteiras do concelho e o não faltam na Madeira bares de poncha, onde todas as tardes há grupos de turistas a chegar para experimentar uma variação ou a versão original.

Os turistas primeiro estranham, dizem que é forte, antes de se render e experimentar todas as variações, as que são feitas com maracujá ou tangerina.

No fim, conta a experiência que ir à Madeira e não beber pelo menos uma poncha é perder um parte do que é o modo de ser e viver dos madeirenses.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do