Vídeo

Constrangimentos nas urgências de obstetrícia e pediatria em Lisboa mantêm-se em abril

Obras no hospital Santa Maria, falta de médicos e falta de vagas para internamento estão a condicionar os serviços.

Loading...

O mês de abril arrancou com problemas no atendimento de grávidas em alguns hospitais da região de Lisboa, que se podem prolongar durante todo o mês.

A reabertura da urgência de obstetrícia do hospital São Francisco Xavier e estava marcada para as 9h00, mas bem antes dessa hora já havia uma ambulância à espera para deixar uma doente.

A ocupação das camas e a falta de médicos estão a fazer ressurgir problemas no atendimento vividos no final do ano passado, nessa altura mais complexo porque o hospital assegurava o bloco de partos do Santa Maria.

Depois do São Francisco Xavier, é a vez do Beatriz Ângelo garantir o serviço da maternidade do Santa Maria, que continua em obras, pelo menos até ao final de abril, segundo o Jornal de Notícias.

Desde o início de ano que a direção executiva do SNS avançou com um modelo de urgência nos hospitais da região de Lisboa para evitar sobrecarga desnecessária e falhas no atendimento.

Por exemplo, no Amadora Sintra, durante este mês, as urgências de obstetrícia e pediatria vão funcionar normalmente durante a semana no período diurno, mas à noite e aos fins de semana é precisa referenciação da linha SNS 24.

Se o transporte de feito de ambulância, o hospital será contactado para perceber se há vaga, já se o transporte for feito com meios próprios o doente é avaliado no momento. Os casos verdadeiramente urgentes serão sempre atendidos.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do