Vídeo

Portugal sob aviso amarelo: sol deu o ar de sua graça, mas vento e chuva fortes vão regressar

As centenas de ocorrências que a Proteção Civil respondeu em todo o país estão também relacionada com inundações, especialmente na região da Grande Lisboa, onde aconteceu um tornado, filmado da Ponte Vasco da Gama.

Loading...

No Algarve, há dezenas de casas com estragos por causa da chuva e do vento forte. Há mesmo dois desalojados. As ocorrências registadas em pouco mais de 24 horas ultrapassam as 700.

Duas casas pré-fabricadas são as mais afetadas pelo fenómeno de vento extremo desta quinta-feira relacionado com a Depressão Nelson. As casas estavam vazias e ninguém ficou ferido. O casal desalojado foi acolhido por amigos.

O vento danificou o telhado de cerca de uma dezena de habitações, derrubou muros, arrancou muitas arvores e algumas viaturas também sofreram danos.

As ocorrências a que a Proteção Civil respondeu em todo o país estão também relacionada com inundações, especialmente na região da Grande Lisboa, onde aconteceu um tornado, filmado da Ponte Vasco da Gama, que afetou sobretudo o Montijo, no distrito de Setúbal.

O fenómeno está a ser estudado pelo Instituto do Mar e da Atmosfera, que mantem os avisos por causa da chuva. Os aguaceiros podem ser fortes e acompanhados de granizo, trovoada e fortes rajadas de vento.

Na costa, o aviso amarelo por causa da agitação marítima mantém-se até à madrugada de segunda-feira. A costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo estão sob aviso laranja.

Está previsto que durante o fim-de-semana continue a cair neve nas terras altas. As temperaturas sobem, ligeiramente, a partir de terça-feira.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do