Vídeo

"Vivemos num país com alta incidência": casos de tuberculose em Portugal acima da média europeia

Segundo os dados mais recentes da DGS, em 2022 a tuberculose matou 91 pessoas em Portugal. É certo que os casos estão a descer há seis anos mas os valores continuam acima da média europeia.

Loading...

Os casos de tuberculose continuam a diminuir em Portugal mas o número de doentes ainda está acima da média europeia. A doença está a aumentar entre as crianças e imigrantes.

Segundo os mais recentes dados da Direção Geral de Saúde, em 2022 a tuberculose matou 91 pessoas em Portugal. É certo que os casos estão a descer há seis anos mas ainda se contam mais de 10 doentes por cada 100 mil habitantes, valores acima da média europeia.

A doença tem duas fases: a inativa, onde só há a infeção que pode permanecer durante anos sem manifestar a atividade e a segunda, que traz a doença e os respetivos sintomas.

A mensagem é também para os profissionais de saúde, porque a tuberculose é ainda uma doença de diagnostico demasiadamente tardio. Em Portugal, a média é de 82 dias. O que, segundo a Direção Geral de Saúde, estará a contribuir para o aumento de casos entre as crianças até aos cinco anos.

"Quando vivemos num país com alta incidência de tuberculose, em algum momento da nossa vida temos uma grande probabilidade de contactar com alguém que tenha ficado infetado e as nossas defesas aguentam e não desenvolvemos a doença. Mas somos aqueles que num momento de fragilidade, a tuberculose abre portas", revelou Isabel Carvalho, do Programa Nacional para a Tuberculose.

Preocupante é também o aumento entre os imigrantes. Onde os casos de doença são quatro vezes mais. A maioria já chega infetado a Portugal.

O tratamento da tuberculose é totalmente gratuito. Mesmo para imigrantes que possam estar ilegais no país.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do