Vídeo

Alunos sem aulas, professores desmotivados e falta de condições: um retrato das escolas

"Atenção escola" é a Grande Reportagem desta quinta-feira no Jornal da Noite. Procuramos respostas para um setor social do qual depende, em grande medida, o nosso futuro coletivo.

Loading...

São praticamente diárias as notícias sobre o clima de instabilidade que atravessa o ensino em Portugal. Alunos sem aulas meses a fio, relatórios nacionais e internacionais que apontam dificuldades nas aprendizagens e uma classe docente envelhecida e desmotivada. Na Grande Reportagem desta quinta-feira, "Atenção escolas", procuramos respostas para um setor social do qual depende, em grande medida, o nosso futuro coletivo.

Diz-se que a escola é um "elevador social", mas na família de Rita Valente o ascensor está praticamente parado. Desempregada, com cinco filhos a cargo, Rita vive com a mãe, o irmão e o companheiro num apartamento do bairro da Picheleira, em Lisboa.

Quando a pandemia fechou os portugueses em casa, a família teve de se organizar para que as crianças mais velhas pudessem acompanhar as aulas à distância.

Com mais ou menos celeridade, os apoios foram chegando às crianças e jovens das Olaias, mas a envolvente socioeconómica daquela que é uma das zonas mais deprimidas de Lisboa deixou muitos alunos para trás.

O que se vê nos exames e nas provas de aferição não nos deve deixar indiferentes.

A integração de alunos de comunidades estrangeiras que cada vez mais nos procuram e a necessidade de substituir uma classe docente envelhecida são alguns dos desafios da escola pública portuguesa a que é preciso dar resposta urgente.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do