Saúde e Bem-estar

Mudança de sexo: realizadas 397 cirurgias desde de 2017 em Portugal

Durante anos, Coimbra foi a única resposta do SNS para pessoas trans que querem mudar de sexo, uma cirurgia só permitida aos 18 anos.

Loading...

Quase 400 pessoas fizeram cirurgias de mudança de sexo no Serviço Nacional de Saúde nos últimos sete anos. A maioria foi operada no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Ficou conhecida como a primeira mulher transgénero a vencer o concurso Miss Portugal. Marina Machete nasceu rapaz, sofria de disforia de género. Em Portugal, e desde 2017, quase 400 pessoas submeteram-se a uma cirurgia para mudança de sexo. A grande maioria no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, uma minoria no Hospital Santo António, no Porto.

De acordo com os números avançados pelo jornal Público, em 2023 foram operadas 66 pessoas neste centro de referência em Coimbra, já em 2022, o número desceu para 54. A maior queda aconteceu em 2020 devido à pandemia, mas nos anos seguintes assistiu-se a uma recuperação e listas de espera num processo longo e de sucessivas consultas. Em Coimbra realizaram-se, desde 2017, mais de 5.500.

No caso do Santo António, com consulta desde setembro de 2021, foram acompanhadas 128 pessoas, o que permitiu um tratamento com os tempos adequados.

Durante anos, Coimbra foi a única resposta do SNS para pessoas trans que querem mudar de sexo, uma cirurgia só permitida aos 18 anos.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do