Futuro Hoje

Portugueses a caminho de mudar o diagnóstico do cancro da mama

Há anos que se fala na Glooma, uma empresa nacional, uma startup claro, que estuda uma luva para ajudar no diagnóstico do cancro da mama. A ideia original parece relativamente simples, uma luva com sensores que detetam o estado dos tecidos e uma aplicação que vai comparar com exames anteriores.

Loading...

Há razões para os médicos terem deixado de recomendar a palpação sistemática como método de prevenção. No Futuro Hoje apresentamos uma luva que irá ajudar no diagnóstico do cancro da mama.

Ao analisar os próprios tecidos, quem o faz é extremamente subjetivo, é praticamente impossível ter a certeza se um pequeno nódulo cresceu ou não desde o mês anterior.

Alterações metabólicas podem provocar também falsos alarmes que só um profissional e com ajuda de meios de diagnóstico como a mamografia pode despistar. Ou seja, erramos e muito ao tentar fazer o exame do nosso próprio corpo.

A ideia da Glooma é permitir uma palpação muito mais objetiva e mesmo assim muitos médicos acreditam que este exame deve continuar a ser feito em consulta e não em casa de cada um.

Se o método da luva for um sucesso em termos de resultados tem o potencial para revolucionar o diagnóstico de cancro da mama e até possivelmente de outros tipos.

Os métodos tradicionais podem ser bastante dolorosos, e a luva pode evitar que muitas pessoas vão às consultas, além de que deve poder ser produzida a preços que seriam uma pequeníssima parte dos custos dos aparelhos usados atualmente. O preço baixo permitiria também muito mais acesso a diagnóstico em países subdesenvolvidos.

O diagnóstico inexistente ou demasiado tardio estão entre as muitas razões que fazem do cancro da mama o segundo mais prevalente no mundo e o que mais mata mulheres.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do