Essencial

Abusos na Igreja: milhares de vítimas indemnizadas na Suíça devido à luta de um milionário

Enquanto em Portugal o processo dos abusos sexuais está longe de acabar, o "Essencial" traz-nos o caso suíço, um exemplo para o resto do mundo na forma como reconheceu e quis compensar as marcas deixadas nas vítimas.

Loading...

Esta semana, os bispos portugueses receberam uma proposta do Grupo Vita com critérios para reparar financeiramente as vítimas de abusos sexuais no contexto da igreja católica.

Em Portugal, o processo dos abusos sexuais está longe de acabar, enquanto há países onde as vítimas receberam indemnizações, mesmo em casos que não deram entrada na Justiça.

Milhares de vítimas foram indemnizadas por abusos na infância e na adolescência, devido à iniciativa de um milionário que sofreu maus-tratos em criança.

O processo de reparação de maus-tratos em lares de crianças, de trabalho infantil forçado e de abusos sexuais no contexto da Igreja teve início em 2014, mas esbarrou com muitos obstáculos até ter sido conseguida a aprovação.

Enquanto não se sabe que decisões vão ser tomadas em Portugal, o "Essencial" traz-nos o caso suíço, um exemplo para o resto do mundo na forma como reconheceu e quis compensar as marcas deixadas nas vítimas.

Ficha técnica:

Coordenação editorial: Conceição Lino

Coordenação: Ana Luísa Galvão

Jornalistas: Conceição Lino e Ana Lúcia Martins

Imagem: Francisco Barreto e João Lúcio

Edição de imagem: Marisabel Neto

Cenografia: Walid Saleh, Conçalo Calheiros e Vítor Castanheira

Legendagem: SPELL

Grafismo: Marta Coelho, Paulo Alves, Rui Aranha e Pedro Morais

Realização: Aristides Martins

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do