O CEO é o limite

Que líderes queremos para o futuro? E que competências precisam de ter? Oiça aqui o episódio especial ao vivo do podcast O CEO é o limite

Pedro Castro e Almeida, presidente executivo do Santander Portugal, Francisco Pinto Balsemão, chairman do Grupo Impresa, e João Vieira Pereira, diretor do Expresso, refletem sobre os desafios da liderança num episódio especial do podcast “O CEO é o limite”, gravado ao vivo no lançamento da 20ª edição do prémio Primus Inter Pares

Cátia Mateus, Francisco Pinto Balsemão, Pedro Castro e Almeida e João Vieira Pereira, durante a gravação ao vivo do podcast "O CEO é o limite", no lançamento da 20ª edição do Primus Inter Pares
TOMAS ALMEIDA

O mundo mudou nas últimas décadas e as lideranças também. Novas práticas de trabalho, alavancadas por novas tecnologias em permanente evolução e novas gerações de profissionais com uma visão da carreira muito centrada no propósito e na realização, com flexibilidade e conciliação com a vida pessoal, colocam novos desafios aos líderes e gestores de equipas.

Neste episódio especial que marca o arranque da 20ª edição do Prémio Primus Inter Pares, uma iniciativa conjunta do Banco Santander Portugal e do jornal Expresso que visa distinguir jovens estudantes de elevando potencial com um MBA, foi de desafios que falámos.

Que líderes queremos para o futuro e como os vamos formar foi o mote para uma conversa a quatro, onde Pedro Castro e Almeida, presidente executivo do Santander Portugal, Francisco Pinto Balsemão, chairman do Grupo Impresa, e João Vieira Pereira, diretor do Expresso, partilharam a sua visão da liderança.

Cátia Mateus, Francisco Pinto Balsemão e Pedro Castro e Almeida, durante a gravação ao vivo do podcast "O CEO é o limite", no lançamento da 20ª edição do Primus Inter Pares
TOMAS ALMEIDA

Três gerações de líderes diferentes, algumas convicções em comum. A primeira é a de que, num universo dominado pela tecnologia e onde a inteligência artificial ganha diariamente terreno, a humanização será cada vez mais a pedra-basilar da gestão, seja qual for o sector.

A segunda convicção é a de que a qualificação deve ser uma aposta permanente para líderes e trabalhadores. E não há uma idade certa ou um prazo de validade para investir na formação.

Por último, a certeza de que o maior legado que um líder aspira deixar é uma empresa sólida, competitiva e que perdure no tempo. Para isso, é fundamental investir em planos de sucessão robustos.

O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios:

Episódios
Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do