País

Força Aérea transporta Posto Médico Avançado da Cruz Vermelha para Ponta Delgada

Para além do Posto Médico Avançado, a Força Aérea transportou também dois bebés recém-nascidos e um doente em estado crítico entre Ponta Delgada e Lisboa.

Força Aérea transporta Posto Médico Avançado da Cruz Vermelha para Ponta Delgada

O avião da Força Aérea C-295M, destacado na Base Aérea N.º 4, Ilha Terceira, transportou desde as Lages, na madrugada desta quinta-feira, um Posto Médico Avançado da Cruz Vermelha para a Ilha de São Miguel.

O posto deverá estar pronto este fim de semana e, por isso, esta manhã, a Força Aérea transportou já mais de dois mil quilos de material médico.



Depois de ter descolado da Base Aérea N.º 4 às 00h35, o C-295M chegou à Ilha de S. Miguel à 1h00 da madrugada, regressando à Ilha Terceira pelas 03h05 (horas de Lisboa).

Transportados para Lisboa mais dois recém-nascidos e um doente crítico

Para além do Posto Médico Avançado, a Força Aérea, transportou também, na madrugada desta quinta-feira, mais dois bebés recém-nascidos e um doente em estado crítico entre Ponta Delgada e Lisboa.

A tripulação da Esquadra 502 descolou da Base Aérea N.º 6, no Montijo, pelas 16h10 em direção à Ilha de S. Miguel. Eram já 03h50 quando o avião aterrava no Aeródromo de Trânsito N.º 1, na Portela, onde ambulâncias aguardavam os recém-nascidos e o doente para posterior encaminhamento para unidades hospitalares.



Na terça-feira, a Força Aérea já tinha sido solicitada para o transporte de outros dois bebés recém-nascidos que foram transportados num avião C-130H desde Ponta Delgada até Lisboa.

13 pessoas foram já transportadas em cinco missões distintas

Desde domingo que a Força Aérea tem vindo a realizar diversas missões de transporte de doentes e equipamento hospitalar na sequência do incêndio que deflagrou no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, Açores.

Até ao momento, 13 pessoas foram já transportadas em cinco missões distintas.

A primeira ocorreu no passado domingo, quando um avião C-295M transportou, durante a madrugada, três doentes para a Ilha Terceira.

Durante a tarde do mesmo dia, um avião Falcon 50 transportou três doentes – dos quais duas grávidas – para a Ilha da Madeira e, durante a noite, o avião C-295M voltou a descolar para transportar mais dois doentes para a Ilha Terceira.

O transporte de doentes por via aérea é uma das missões que a Força Aérea dedica à população, através de um dispositivo em alerta permanente nos Açores, na Madeira e no Continente.

Desde o início do ano, a Força Aérea já transportou mais de 270 doentes, sobretudo entre ilhas dos Açores, entre ilhas da Madeira e entre os Arquipélagos e o Continente.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do