País

Aprovada proposta do PS para abolição das portagens nas ex-SCUT

A proposta do Partido Socialista foi esta quinta-feira aprovada no Parlamento, depois de o Chega ter garantido que iria votar a favor. PSD e CDS foram os únicos partidos a votar contra.

Loading...

O parlamento aprovou esta quinta-feira na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Nas votações deste projeto, PSD e CDS-PP votaram contra e a IL absteve-se. Depois de um debate tenso e com muitas trocas de acusações, acabou por ser aprovada a iniciativa do PS para eliminar as taxas de portagem nos lanços e sublanços das autoestradas do Interior (ex-SCUT) ou onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança, seguindo agora para o processo de especialidade.

A SIC sabe que vários sociais democratas das regiões das ex-SCUT não queriam votar contra a medida do PS, que estava prevista no programa do partido e cujo custo será de 157 milhões de euros por ano.

Troços abrangidos pela medida

A proposta do PS pretende acabar com as portagens na A4 - Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 - Algarve, A23 - Beira Interior, A24 - Interior Norte, A25 - Beiras Litoral e Alta e A28 -- Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

Recorde-se que as portagens nas SCUT foram criadas em 2011 quando José Sócrates era primeiro-ministro.

Com Lusa

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do