País

Governo prolonga prazo para limpeza de matas e terrenos

Os proprietários vão ter mais um mês para proceder à limpeza de terrenos e matas. O Ministério da Agricultura reconhece que a chuva e o elevado teor de água no solo tem dificultado os trabalhos.

Governo prolonga prazo para limpeza de matas e terrenos
Catherine McQueen

O Governo vai prolongar por mais um mês o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza das matas e terrenos, diz o Ministério da Agricultura e Pescas em comunicado, esta terça-feira.

A prorrogação responde, assim, ao pedido de proprietários e autarquias que pediam o alargamento do prazo. Segundo os donos de terrenos, a chuva tem dificultado os trabalhos e os sapadores florestais não têm conseguido responder a todos os pedidos em tempo útil.

O Executivo de Luís Montenegro reconhece que a precipitação registada nos últimos meses “e o elevado teor de água existente no solo” condicionaram as limpezas de terreno e levaram ao crescimento de vegetação em áreas que já tinham sido limpas.

“As previsões meteorológicas apontam para que, no mês de maio, se mantenham condições adequadas para a realização, em segurança, de atividades de gestão de combustível e que, assim sendo, este período adicional permita a realização de operações em todos os locais necessários”, aponta o Ministério no comunicado.

A fiscalização da limpeza de terrenos ficará a cargo da GNR. Quem não cumprir, a partir de 1 de junho incorre em coimas que vão dos 5.000 euros para particulares aos 25.000 euros para entidades coletivas.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do