País

PJ foi buscar "El Doctor", um dos maiores narcotraficantes da Colômbia, para cumprir pena em Portugal

Luís Macias Nieto, conhecido como “El Doctor”, tinha sito detido e julgado em Portugal. O fugitivo foi detido na Colômbia, em 2022, e aguardava extradição para cumprir a pena de prisão dem Portugal.

PJ foi buscar "El Doctor", um dos maiores narcotraficantes da Colômbia, para cumprir pena em Portugal
Polícia Judiciária

A Polícia Judiciária (PJ) foi, nos últimos dias, à Colômbia buscar um narcotraficante, conhecido como “El Doctor”, que tinha sido detido e julgado em Portugal e estava fugido à Justiça. O homem aguardava extradição para cumprir 11 anos de pena de prisão.

Luís Macias Nieto, conhecido como “El Doctor”, tinha sido condenado pela Justiça portuguesa por tráfico de estupefacientes agravado, na sequência de uma operação na Costa da Caparica, em Almada, em julho de 2012.

Em comunicado, a PJ lembra que nessa operação, foram detidas mais quatro pessoas, todas estrangeiras, e apreendidas mais de 340 quilos de cocaína “de elevado grau de pureza”.

No entanto, o processo de andou de tribunal em tribunal em sucessivos recursos.

O colombiano foi libertado da cadeia de alta segurança de Monsanto por se “terem esgotado os prazos de prisão preventiva” antes de ter transitado em julgado. Nessa altura, recurso interposto pela defesa encontrava-se pendente no Tribunal da Relação de Lisboa.

Após a libertação, “El Doctor” fugiu. Foi, mais tarde, localizado e detido em Espanha e extraditado para os Estados Unidos (EUA). As autoridades norte-americanas emitiram um mandado de detenção com eficácia internacional por crimes praticados nos EUA.

Luís Macias Nieto foi detido na Colômbia, em maio de 2022, e aguardava extradição. É considerado um dos maiores traficantes de droga da Colômbia.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do