Mundo

Ofensiva israelita em Rafah leva milhares a abandonar a única zona que era considerada segura

O início da ofensiva terrestre das forças israelitas no sul de Gaza precipitou o êxodo da cidade onde nos últimos sete meses se concentraram um milhão e 500 mil deslocados.

Loading...

A incursão das forças israelitas no sul de Gaza está a levar milhares de pessoas a abandonar Rafah, até agora considerada a única zona segura do território.

A casa de Mazen Ghadour em Rafah foi destruída numa das últimas vagas de bombardeamentos que atingiram o sul de Gaza.

A ordem de evacuação das forças israelitas chegou poucas horas antes. O espaço era partilhado com outras famílias deslocadas que se preparam para sair da cidade mas não sabem para onde ir.

Estas famílias já estão no desconhecido. Deixaram Rafah depois da ordem de retirada das forças israelitas mas não encontraram nenhum local onde conseguissem sequer improvisar um abrigo.

Numa uma outra zona, também referenciada como segura, há dezenas de famílias que chegaram de Rafah mas também não há condições para que possam permanecer.

O início da ofensiva terrestre das forças israelitas no sul de Gaza precipitou o êxodo da cidade onde nos últimos sete meses se concentraram um milhão e quinhentos mil deslocados.

Com grande parte das áreas residenciais do território destruídas e muitas das infra estruturas civis inoperacionais, sem abastecimento de energia e de água e com pouco ou nenhum acesso a ajuda humanitária, a fuga de Rafah parece condenada.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do