Mundo

Israel anuncia reabertura de passagem em Rafah para entrar ajuda humanitária

A reabertura de Kerem Shalom surge após o anúncio de que os Estados Unidos suspenderam a entrega de um carregamento de bombas a Israel e enquanto decorrem, no Cairo, negociações para um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

Israel anuncia reabertura de passagem em Rafah para entrar ajuda humanitária
Amir Levy

O exército de Israel anunciou esta quarta-feira a reabertura do ponto de acesso de Kerem Shalom para “entrar ajuda humanitária” na Faixa de Gaza, três dias após o seu encerramento, na sequência do lançamento de foguetes na zona.

“Os camiões do Egito que transportam ajuda humanitária, incluindo alimentos, água, abrigos, medicamentos e equipamento médico doados pela comunidade internacional, já estão a chegar ao ponto de passagem”, disse o exército num comunicado citado pela agência France-Presse.

A carga será transferida para o "outro lado" de Gaza após inspeção.

O exército adiantou ainda que o ponto de acesso de Erez, em direção ao norte do pequeno território palestiniano bombardeado e sitiado por Israel, “continua a operar para facilitar a entrada de ajuda humanitária.

A reabertura de Kerem Shalom surge após críticas norte-americanas e o anúncio de que os Estados Unidossuspenderam a entrega de um carregamento de bombas a Israel.

O anúncio de reabertura acontece também enquanto decorrem, no Cairo, negociações para uma possível trégua entre o Hamas e Israel.

Na terça-feira, as brigadas Ezzedine al-Qassam, o braço militar do Hamas, afirmaram ter disparado foguetes “contra uma concentração de tropas israelitas” junto a Kerem Shalom. Três dias antes, foguetes disparados pelas brigadas Qassam em Kerem Shalom mataram quatro soldados israelitas e feriram cerca de dez, levando Israel a fechar esta a passagem.

Na terça-feira, os Estados Unidos consideraram “inaceitável” o encerramento deste importante ponto de entrada de ajuda à Faixa de Gaza, bem como a de Rafah, na fronteira com o Egito.

Segundo a ONU, 1.4 milhões de palestinianos, residentes e deslocados,estão em Rafah, a poucos quilómetros a oeste de Kerem Shalom. As autoridades israelitas ordenaram que dezenas de milhares de famílias saíssem dos bairros do leste em antecipação a uma possível operação terrestre.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do