Mundo

Tensão nos EUA: polícia invade barricadas de protesto pró-Palestina na universidade de Los Angeles

A polícia dispersou os manifestantes pró-Palestina que protestavam na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Muitos estudantes foram detidos.

Tensão nos EUA: polícia invade barricadas de protesto pró-Palestina na universidade de Los Angeles
Aude Guerrucci

As autoridades norte-americanas retiraram as barricadas montadas pelos alunos, na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, num protesto que começou há já cerca de duas semanas. Foi esvaziado o acampamento de estudantes que se manifestavam contra a agressão de Gaza por Israel.

Centenas de agentes da polícia foram mobilizados. Os manifestantes foram retirados e levados em autocarros, com momentos de grande tensão entre os estudantes e a polícia. Mais de uma centena de pessoas foram detidas no local, de acordo com a imprensa internacional.

A situação escalou, nesta universidade, depois de, na última noite, um grupo pró-israelita, cujos integrantes usavam máscaras, ter aparecido no acampamento e atacado os manifestantes pró-Palestina. A polícia foi criticada pela “resposta lenta” que deu.

Ao todo, mais de 1.800 pessoas já foram detidas, nos protestos que estão a acontecer em cerca de 30 universidades norte-americanas – e que até já se estenderam a vários outros países.

Os manifestantes, que pretendem um cessar-fogo em Gaza, exigem que as universidades boicotem financeiramente Israel e as empresas que estão envolvidas, de alguma forma, no conflito.

Os protestos estão a relançar o debate sobre a liberdade de opinião, o direito de manifestação e a posição dos Estados Unidos no conflito israelo-palestiniano.

[Notícia atualizada às 17h54]

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do