Mundo

Cessar-fogo em Gaza? Cameron fala em "proposta generosa" para o Hamas

Israel e Hamas vão enviar delegações para o Cairo, para discutir nova proposta de cessar-fogo. Estados Unidos e Reino Unido dizem que a proposta é "generosa" para o Hamas.

Cessar-fogo em Gaza? Cameron fala em "proposta generosa" para o Hamas
MOHAMMED ABED

Delegações de Israel e do Hamas são esperadas no Cairo, no Egito, onde vai ser discutida a nova proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza.

O Egito, principal mediador da última tentativa de cessar-fogo em Gaza, aguarda o regresso de uma delegação do Hamas com "uma resposta por escrito" à última proposta de cessar-fogo.

"A delegação do Hamas deixou o Cairo, mas vai regressar com uma resposta por escrito à proposta de tréguas", disseram fontes egípcias de "alto nível", segundo o canal de televisão Al QaheraNews, do Cairo.

Também Israel vai enviar uma delegação para o Cairo para discutir a proposta, segundo os meios de comunicação social israelitas, com vista a uma pausa que permita a troca de prisioneiros palestinianos por reféns e o aumento da ajuda aos civis de Gaza.

Os Estados Unidos da América e o Reino Unido dizem mesmo que a proposta é “generosa” para o Hamas.

O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, David Cameron, apela ao Hamas para aceitar um cessar-fogo de 40 dias.

Loading...

Sobre as negociações, a Casa Branca considera que houve progressos e mostra-se confiante num acordo.

Loading...

Estes novos contactos no Egito coincidem com a pressão dos Estados Unidos e dos principais intervenientes europeus no sentido de uma trégua que permita a libertação dos reféns detidos pelo Hamas desde o ataque de 7 de outubro de 2023 contra Israel e o aumento da ajuda aos habitantes de Gaza.

Além da visita do Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, ao Médio Oriente, a sétima desde outubro do ano passado e que teve início na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, discutiu por telefone os esforços em curso com o Presidente egípcio Abdelfatah al Sisi e o Emir do Qatar Tamim bin Hamad al Thani.

O contacto telefónico decorreu na segunda-feira à noite.

Com Lusa

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do