Mundo

Milícia lança 5 rockets contra base dos EUA na Síria

Este ataque, levado a cabo por uma filial do Hezbollah, aconteceu um dia depois de o primeiro-ministro iraquiano ter regressado de uma visita aos Estados Unidos, onde esteve com o presidente Joe Biden na Casa Branca.

Milícia lança 5 rockets contra base dos EUA na Síria
AMIR COHEN/REUTERS

A Kataib Hezbollah, filial do Hezbollah no Iraque, lançou cinco rockets contra uma base militar norte-americana no nordeste da Síria. Este é o primeiro ataque do grupo contra as forças americanas desde o início de fevereiro.

A filial do Hezbollah terá retomado as ofensivas, depois de três meses de pausa, por causa da falta de progressos nas negociações para a saída das tropas americanas do Iraque.

Os Estados Unidos dizem que o ataque fracassou e garantem ter destruído o lançador de rockets.

Este ataque aconteceu um dia depois de o primeiro-ministro iraquiano ter regressado de uma visita aos Estados Unidos, onde esteve com o presidente Joe Biden na Casa Branca.

Segundo a Reuters, a Célula dos Meios de Comunicação Social da Segurança Iraquiana, um organismo oficial responsável pela divulgação de informações de segurança, afirmou num comunicado que as forças iraquianas tinham lançado "uma vasta operação de busca e inspeção" visando os autores do atentado perto da fronteira síria, comprometendo-se a levá-los a tribunal.

Os ataques ocorreram depois de uma enorme explosão numa base militar no Iraque, na madrugada de sábado, ter matado um membro de uma força de segurança iraquiana que inclui grupos apoiados pelo Irão.

O comandante da força disse que se tratou de um ataque, enquanto o exército disse que estava a investigar e que não havia aviões de guerra no céu na altura.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do