Mundo

Zelensky avisa que sem ajuda financeira dos EUA, a Ucrânia "vai perder a guerra"

No final de março, Zelensky pediu ao ao presidente da Câmara dos Representantes dos EUA uma "rápida adoção" do programa de ajuda militar. O programa, avaliado em cerca de 60.000 milhões de dólares, está bloqueado no Congresso desde o ano passado.

Zelensky avisa que sem ajuda financeira dos EUA, a Ucrânia "vai perder a guerra"
UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS/Reuters

O Presidente ucraniano alertou este domingo que a Ucrânia vai perder a guerra contra a Rússia se a ajuda de 60 mil milhões de dólares prometida por Biden continuar bloqueada no Congresso devido à oposição republicana leal a Trump.

"Se o Congresso não ajudar a Ucrânia, a Ucrânia vai perder a guerra", declarou Zelensky.

No final de março, Zelensky pediu ao ao presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América uma "rápida adoção" do programa de ajuda militar para o seu país, num contexto de intensificação dos ataques russos.

O programa, avaliado em cerca de 60.000 milhões de dólares (cerca de 55.630 milhões de euros), está bloqueado no Congresso desde o ano passado.

“Informei o presidente da Câmara dos Representantes [Mike] Johnson sobre a situação no campo de batalha, em particular sobre o aumento dramático do terrorismo aéreo russo.”

Johnson, republicano que controla os projetos de lei que são votados na Câmara Representantes, disse que estava a analisar "uma série de vias" para ajudar a Ucrânia.

Os EUA têm sido o principal apoio militar de Kiev desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do