Sporting Campeão: 2023-24

Sporting campeão nacional: 11 leões repetem o título conquistado em 2021

O Sporting sagrou-se campeão nacional de futebol pela 20.ª vez. Ao longo da época, Rúben Amorim foi fiel ao seu “núcleo duro”, restrito a cerca de duas dezenas de jogadores.

Sporting campeão nacional: 11 leões repetem o título conquistado em 2021
ANTÓNIO PEDRO SANTOS

11 jogadores do atual plantel do Sporting conquistaram este domingo o segundo título pelos 'leões', depois de já terem estado na vitória na edição 2020/21 da Primeira Liga.

O guarda-redes Adán, os defesas Sebastián Coates, Matheus Reis, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Nuno Santos e Luís Neto, os médios Daniel Bragança e Dário Essugo, e os avançados Pedro Gonçalves e Paulinho já tinham sido campeões pelo Sporting em 2020/21, no primeiro ano de Ruben Amorim à frente do clube lisboeta.

Nessa temporada, o Sporting tinha apenas dois jogadores que já tinham sido vencedores da Primeira Liga, João Pereira (2004/05) e Nuno Santos (2015/16), com títulos de campeões conquistados pelo Benfica, tal como Ruben Amorim, que como jogador tinha sido três vezes campeão pelas 'águias', em 2009/10, 2013/14 e 2014/15.

João Pereira terminou a carreira no final dessa temporada, na qual fez apenas cinco jogos, e integrou a estrutura do clube, sendo atualmente o treinador da equipa de sub-23.

Nuno Santos continua a ser um dos jogadores mais utilizados por Amorim, com 27 encontros na Primeira Liga esta temporada e dos repetentes apenas Pedro Gonçalves, com 28, tem mais jogos no campeonato.

Até se lesionar, o espanhol Adán era dono da baliza do Sporting, que é, neste momento, do uruguaio Franco Israel, que vai conquistar o seu primeiro título de campeão, uma vez que, nem em Itália, nem no seu país natal, o tinha conseguido.

É na defesa que se encontram o maior número de repetentes, com o capitão Sebastián Coates à cabeça, seguido de Gonçalo Inácio, agora já uma das figuras da equipa, além de Matheus Reis, do regressado Eduardo Quaresma ou de Luís Neto, cada vez mais uma figura do balneário, com apenas seis jogos no campeonato.

Após uma temporada de fora devido a lesão, Daniel Bragança ganhou algum protagonismo e voltou a ser campeão, tal como o médio Dário Essugo, ainda utilizado na primeira parte da temporada, antes de ser emprestado ao Desportivo de Chaves.

No ataque, Pedro Gonçalves, o melhor do campeonato em 2020/21, e Paulinho, na sua melhor temporada pelos 'leões', também repetem o título, com 14 jogadores a celebrarem pela primeira vez em Portugal.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do