Sporting Campeão: 2023-24

"Os sete magníficos de Alvalade"

Mais de 60 anos separam o guião seguido por John Sturges e a aventura (bem real) de Rúben Amorim. Mas há semelhanças e não é só no título. As duas histórias, a do cinema e a vivida em campo, têm um final feliz e contam com sete aventureiros que assumem o papel de protagonistas. O filme não passou de uma nomeação aos Óscares, já o Sporting leva mais um troféu para o museu de Alvalade.
"Os sete magníficos de Alvalade"

Os amantes de cinema, em especial os mais antigos, certamente que viram ou já ouviram falar do filme de John Sturges, "Os Sete Magníficos", que data de 1960, e que é, sem dúvida, um dos últimos grandes westerns da era dourada de Hollywood.

O cineasta constrói a história de sete aventureiros contratados pelos habitantes de uma aldeia mexicana para os defender de um fora da lei. Uma aventura onde sete homens se transformam em heróis.

Deve estar a pensar mas afinal o que tem isto a ver com o clube de Alvalade ou com Rúben Amorim. Não é assim tão difícil conseguir adaptar algumas partes do guião do filme à história do Sporting durante esta época.

A ligação é forçada? Talvez. Mesmo assim, arriscamos. Para começar, as duas aventuras têm um final feliz. Pelo menos para quem ganhou: os camponeses mexicanos e o Sporting.

Se no western os maus da fita saqueavam a pobre aldeia, no campo os adversários tentavam de todas as formas roubar pontos.

No cinema, a ação foi conduzida com a mestria de Sturges, servido por um grande elenco, onde se destacam Yul Brynner, Steve McQueen, James Coburn e Charles Bronson.

Na vida real, em campo, a equipa foi conduzida por Rúben Amorim, servido igualmente por um grande elenco, de onde se destacam os outros magníficos: Viktor Gyökeres, Francisco Trincão, Pedro Fernandes, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates e Hjulmand.

As conquistas resultaram, obviamente, de todos os camponeses, tal como de todos os jogadores, mas os sete tiveram o papel de protagonistas.

Viktor Gyökeres

Viktor Einar Gyökeres veste a camisola número 9 do Sporting e joga a avançado. Tem 25 anos e nasceu em Hägersten, um município de Estocolmo, na Suécia. Na época 2023-24 entrou em campo em 31 jogos e marcou 27 golos. É o melhor marcador do campeonato.

O ponta de lança entrelaça os dedos e tapa a boca quando acaba de marcar um golo e um colega da antiga equipa revelou que se trata de uma homenagem a um dos vilões mais mediáticos do cinema.

"Acho que a celebração é uma homenagem à personagem Hannibal. Ele come pessoas e o Viktor destrói defesas", disse Josh Eccles, médio que jogar no Coventry, clube ao qual o Sporting contratou Gyokeres por 20 milhões de euros.

Gyökeres começou a jogar futebol no IFK Aspudden-Tellus onde esteve de 2004 a 2014. Seguiram-se três temporadas no IF Brommapojkarna e depois assinou pelo Brighton.

Na primeira temporada em Inglaterra ajudou a equipa de sub-23 do Brighton a subir ao principal escalão da categoria, com 11 golos em 12 jogos e em agosto de 2018 fez o primeiro jogo com a equipa principal.

Em 2019/2020 jogou por empréstimo no FC St. Pauli e após uma temporada positiva no segundo escalão alemão regressou a Inglaterra. Dividiu a temporada 2020/2021 entre o Brighton e empréstimos ao Swansea e ao Coventry, onde ficou nas duas temporadas seguintes.

Internacional sueco desde os sub-17, foi o melhor marcador do Europeu de sub-19, em 2017, e estreou-se na seleção principal em 2019. Chegou a Alvalade em julho de 2023 e assinou até 2028.

Fotos Getty

Francisco Trincão

O número 17 do Sporting jogou na posição de avançado 29 vezes durante a época e marcou 9 golos. Francisco António Machado Mota Castro Trincão tem 24 anos, nasceu em Braga, mas cresceu em Viana do Castelo. Em 2009 entrou no SC Vianense e, logo na época seguinte, passou pelo FC Porto mas acabou por regressar a Viana. Na época seguinte mudou-se para o Braga.

Trincão foi campeão da Europa em 2018, no escalão sub-19, e acabou por se afirmar na equipa principal do SC Braga.

Em 2020, transferiu-se para o FC Barcelona, onde fez uma temporada e ganhou uma Taça do Rei.

Chegou ao Sporting, por empréstimo, na temporada passada e antes ainda tinha passado por Inglaterra, onde jogou no Wolverhampton.

Fotos Getty

Pedro Gonçalves

O número 8 do Sporting tem 25 anos e nasceu em Vidago. Pedro António Pereira Gonçalves foi chamado a subir ao relvado em 30 jogos do campeonato, marcou 11 golos.

Pedro Gonçalves chegou a Alvalade no verão de 2020, mas os primeiros toques na bola foram dados no clube da terra onde nasceu, onde era conhecido por “Potinho”, por ser pequenino e gordinho.

Cresceu e afirmou-se e, já em Braga, passou a ser chamado de "Pote", depois de ter batido todos os recordes de golos da AF de Vila Real, ao serviço do GD Chaves.

Com passagens pelo Valencia CF e Wolverhampton WFC, Pedro Gonçalves deu nas vistas em Famalicão na temporada 2019/2020 e chegou ao Sporting CP na época seguinte.

No último ano em que o Sporting foi campeão, na época 2020-21, foi o melhor marcador da equipa com 23 golos, todos na Liga Portuguesa, contribuindo assim de forma significativa para a conquista do título.

Fotos Getty

Gonçalo Inácio

Gonçalo Bernardo Inácio tem 22 anos e joga à defesa com a camisola número 25. Esta época participou em 30 partidas e marcou um golo.

Natural do Seixal, começou a jogar futebol aos 4 anos, na Escola de Futebol de Fernando Chalana. Rumou ao Almada AC em 2010 e dois anos depois chegou ao Sporting. Percorreu todos os escalões de formação do clube.

Gonçalo Inácio tem contrato com o Sporting até 2026.

Fotos Getty

Hjulmand

O médio de 24 anos entrou em campo 29 vezes na época 2023-24 e marcou 3 golos.

Natural de Kastrup, nos arredores de Copenhaga, na Dinamarca, Morten Hjulmand formou-se no FC København.

Em 2019, rumou FC Admira Wacker e dois anos depois assinou pelos italianos do US Lecce.

Ao Sporting chegou em agosto de 2023 para reforçar o meio-campo.

Fotos Getty

Sebastián Coates

O atual capitão dos “leões” e um dos guardiões da defesa da equipa, Sebastián Coates Nión, nasceu em Montevideu, no Uruguai, há 33 anos. Para as estatísticas do jogador durante esta época entram 27 jogos e quatro golos marcados.

Coates está em Alvalade desde o início de 2016 e já fez mais de três centenas de jogos pelo Sporting.

Começou a formação no clube da cidade natal, o Club Nacional de Football, onde ingressou também no futebol profissional, em 2008.

Três anos depois, mudou-se para um dos grandes de Inglaterra, o Liverpool FC, onde esteve até 2015.

Fotos Getty

Quanto valem os magníficos de Rúben Amorim?

O sueco Viktor Gyökeres é o jogador mais valioso do plantel do Sporting, com um valor de 55 milhões de euros, de acordo com a última alteração do site Transfermarkt.

No segundo lugar está Gonçalo Inácio a valer 40 milhões e no terceiro lugar Pedro Gonçalves e Hjulmand com 30 milhões.

Rúben Amorim

Rúben Filipe Marques Amorim, 39 anos, natural de Lisboa, foi jogador de futebol, mas em 2018 apostou na carreira de treinador. De "estagiário" no Casa Pia, passou pelo SC Braga e, pouco tempo depois, assumiu o comando técnico do clube de Alvalade.

Seis anos depois de ter arrumado as chuteiras, conquista o título de campeão nacional pelo Sporting, conseguindo a proeza de o alcançar sem uma única derrota no campeonato.

Três anos depois, volta a ser campeão aos comandos do Sporting.

Fotos Getty
Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do