50 anos do 25 de Abril

"Operação Fim de Regime": dezenas de militares da Revolução participam em recriação histórica

Cerca de 60 militares do 25 de abril participaram esta noite, em Santarém, na reconstituição histórica da "Operação Fim de Regime".

Loading...

Na madrugada de 25 de abril de 1974, a coluna militar comandada pelo Capitão Salgueiro Maia partia do quartel da antiga Escola Prática de Cavalaria de Santarém rumo a Lisboa, para derrubar a ditadura. No quartel de Santarém ficou o coronel Joaquim Correia Bernardo, um elemento fundamental no Movimento dos Capitães de Abril, que organizou e coordenou toda a ação da antiga Escola Prática de Cavalaria de Santarém no golpe militar:

"Quando saí de casa, ainda não era capitão. Quando saí, era pai e marido. Estava fardado, evidentemente, mas foi diferente. Foi difícil. Acompanhei Salgueiro Maia nos 25 anos de vida militar dele. Tenho memórias da cumplicidade de fazermos o 25 de abril. Do abraço que lhe dei aqui, na madrugada de 25 de abril"

50 anos depois, cerca de 60 militares reuniram-se no quartel de Santarém, para uma recriação histórica da noite que antecedeu o golpe de Estado. Na reconstituição, marcharam sete carros militares da Revolução dos Cravos, graças à Associação Portuguesa de Veículos Militares Antigos. A iniciativa contou com o apoio da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, do Ministério da Defesa e da Câmara Municipal de Santarém.

Numa reconstituição inédita, atores e militares recordaram a coragem no momento fundador da democracia. A madrugada que o país esperava, em abril de 1974.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do