Economia

Dívida pública aumenta em janeiro após 5 meses consecutivos a descer

Os dados divulgados esta sexta-feira mostram que o Estado se endividou em 7,6 mil milhões de euros em janeiro, o que fez subir a divida total para os 270 mil milhões de euros.

Loading...

A dívida pública aumentou em janeiro, depois de cinco meses consecutivos a descer. Ainda assim, está bem mais baixa do que há um ano.

Tem sido uma das bandeiras de Fernando Medina que, em 2023, conseguiu pôr a dívida publica abaixo dos 100% do PIB pela primeira vez nos últimos 15 anos.

O próximo inquilino do Terreiro do Paço herda asssim uma trajetória dificil de igualar.

A descer há cinco meses consecutivos, soube- se agora que inverteu a tendência em janeiro, mas terá voltado a cair em fevereiro, mês em que o estado amortizou 6 mil milhões de euros.

Mas esse balanço ainda não está fechado e, para já, os dados divulgados esta sexta-feira mostram que o Estado se endividou em 7,6 mil milhões de euros em janeiro, o que fez subir a divida total para os 270 mil milhões de euros.

O Banco de Portugal diz que que este valor se explica pelas emissões de titulos e de obrigações do tesouro lançadas nos primeiros dias do ano a que se soma um pequeno empréstimo de Banco Europeu de Investimento.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do