Economia

Salário não chega para pagar crédito à habitação em mais de 80% dos concelhos

No ano passado, a venda de casas caiu 17%, pressionada pelas elevadas taxas de juro e pelo aumento do custo de vida. Porém, os preços continuaram a subir.

Loading...

Vila do Bispo, no Algarve, é o concelho com pior acesso à habitação. Metade das famílias não tem sequer rendimentos suficientes para pagar um terço da prestação ao banco. A conclusão é de um estudo do Ministério da Economia divulgado pelo Jornal de Negócios que comparou os salários com o esforço mensal exigido por um empréstimo à habitação.

Em mais de 80% dos concelhos, os salários não chegam para pagar o crédito à habitação. Em Portugal, a mediana de rendimentos é de 1.091 euros. No máximo, as famílias podem usar metade deste valor para pagar o crédito e os bancos só emprestam 90% da avaliação da casa.

Com estas condições, as dificuldades no acesso à habitação penalizam os grandes centros urbanos já que é em Lisboa, Faro e Porto que o preço por metro quadrado é mais elevado.

Casas a preços acessíveis existem, sobretudo, no interior do país e apenas em 45 concelhos, ou seja, em 16% dos municípios de Portugal continental.

Freixo de Espada a Cinta, no distrito de Bragança, lidera a lista aqui o acesso à habitação está garantido com pelo menos metade das famílias a conseguirem comprar casa.

No ano passado, a venda de casas caiu 17%, pressionada pelas elevadas taxas de juro e pelo aumento do custo de vida. No entanto, os preços continuaram a subir.

A mediana de rendimentos teria de duplicar para garantir acesso alargado à compra de casa.

Com poucas habitações disponíveis no mercado, para este ano as consultoras esperam uma estabilização ou um crescimento moderado dos preços.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do